Dicas do Indio Arts;
1) Como se prepara a cerâmica? Passa-se algum produto?
Para fazer esse processo, não é preciso passar nada na cerâmica, ela tem que ser branca, estar limpa e seca, não pode estar molhada com nenhum produto, pois isso pode prejudicar no desenvolvimento da técnica na peça.
2) A tinta óleo leva alguma mistura? Algum secante? Óleo de linhaça?
A tinta óleo não precisa de mistura especial, aliás, nenhuma, às vezes o que coloco é um pouco de querosene no algodão para ajudar a construir o movimento da vegetação nas arvores, mas para deslizar a mão sobre a cerâmica, você só coloca a tinta óleo sobre a cabeça dos dedos e depois sai puxando com o peito dos dedos (vocês sabiam que os dedos têm cabeça, peito e pé?).
3) Como é aquele macete para se fazer troncos? Usando o palito, me parece que tem um algodão na ponta é isso?
Eu coloco um algodão na ponta, deixando ele bem fininho no palito, não uso contonetes porque são grossos. Geralmente eu começo o tronco com o palito na horizontal e subo-o na vertical, para a ponta da árvore ficar mais fina, girando ele para que ele mude de posição, para dar o efeito de claridade é só colocar um pouquinho de força que ele vai tirando e excesso da tinta; o processo para enrolar a ponta do palito no algodão é interessante que você coloque um pouco de querosene no palito para que o algodão fique bem firme.
4) E as folhagem e ramos como se faz?
As folhagens se fazem com uma bolinha de algodão molhada no querosene, para isso é importante que você tire bem o excesso para não correr o risco de escorrer na peça, depois disso pegue a tinta da vegetação (verde vessiê, verde inglês médio, a cor que você quiser) e comece a construir sua vegetação com o movimento das batidinhas. Uma dica importante, se você quiser que ela fique bem delicada, em especial a luminosidade dela, bata bem de leve mesmo.
5) Como devo espalhar a tinta? Vi alguns artistas tocarem vários pontos do azulejo em seguida espalhar, mas é que fazem com uma rapidez incrível e não dá pra entender ok? Tentei trazer a tinta no dedo e ir espalhando, mas não deu legal.
Como expliquei na pergunta nº 2, você tem que saber discernir a cabeça, o peito e o pé do seu dedo, os pontinhos se fazem com a cabeça e espalhamos ela com o peito do dedo, no movimento vai-e-vem, ou seja, na horizontal, você começa no inicio da peça e vai até o final dela, não pode deixar sua mão morrer no meio, se não ficará marcado, não fique passando muito a mão em cima porque correrá o risco de desaparecer alguns efeitos, como o das nuvens ou das ondas do mar, esses efeitos são os espaços que ficam em branco, é legal só deixar excesso no começo e no final do movimento.
6) Como fazer um casa? E a cachoeira q todos fazem mais eu não consigo? E o lago como fazer?
Vou começar de trás pra frente, o Lago a gente faz no mesmo movimento do céu, vai-e-vem, a Cachoeira eu faço com um pedaçinho de papelão, daquele material de caixa de pasta de creme dental, eu rasgo em cartãozinhos, pois é a fibra deles que dão o efeito do movimento, se você recortar com tesoura ele fica cego... Depois eu passo um algodão seco por cima só pra ir limpando o excesso... A Casa é preciso que faça o desenho dela antes, do jeito como costumávamos desenhar no papel quando éramos criança, depois é só preencher como se tivesse riscando, com o palito e o algodão
Nenhum comentário:
Postar um comentário