segunda-feira, 26 de maio de 2014

Uma homenagem a José de Dome
Um artista e sua Arte



José de Dome nasceu em Estância, Sergipe, no dia 29.11.1921 e morreu em Cabo Frio, no dia 15.04.1982. Seu nome de batismo era José Antônio dos Santos. Já na infância era conhecido como José de Dome, apelido de casa, abreviatura de Dometila, nome de sua mãe, que servia para diferencia-lo dos inúmeros “Josés” de sua cidade.

Realizou sua primeira exposição individual no Belverde da Sé, em Salvador – BA em 1995 e em 1981, sua última exposição foi realizada na Galeria Bonino, Rio de Janeiro – RJ. Pintando durante quarenta anos, realizou mais de cem exposições individuais e coletivas. Radicou-se nos últimos dezessete anos em Cabo Frio. Expões na França, Itália, Peru, México, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Nigéria e Portugal.

Possui obras em coleções particulares, oficiais e em Museus do Brasil e do exterior, além de possuir murais na agência do Banco do Brasil em Nova York e no Banerj Rio de Janeiro.

Consagraram-no os cabofrienses, denominando “José de Dome” a rua em que morava, o CIEP nº357 de Tangará e criando a CASA DA CULTURA JOSÉ DE DOME.

Charitas a Casa da Cultura de Cabo Frio
Viva a diversidade Cultural !


Nenhum comentário:

Postar um comentário